Cardiologia

Principalmente animais de meia idade a idoso tendem a ter doenças cardíacas, o que leva principalmente à insuficiência cardíaca e arritmias. Cabe ao clínico identificar as diversas causas que levam às manifestações características ou não de cada patologia.

Além de um exame físico completo uma série de perguntas é feita ao proprietário do animal para se conhecer todos os hábitos de vida, ambiente e manifestações clínicas apresentadas pelo animal. Além das perguntas gerais, é direcionado também, as perguntas correspondentes à avaliação cardio-pulmonar.

Normalmente o proprietário do paciente cardiopata chega com as principais queixas de: dificuldade respiratória/tosse seca muito frequente, que pode ou não se manifestar mais no período noturno; Fraqueza ou intolerância ao exercício; episódios de síncope (desmaio); cianose de língua (ou língua de coloração azulada); distensão abdominal, entre outros sinais.

Diversos exames complementares são solicitados para ajudar na identificação e diagnóstico da doença cardíaca existente, como:

RAIO X: Através deste exame é possível avaliar o formato do coração e mensurar o tamanho da estrutura cardíaca; permite também a avaliação dos vasos pulmonares, bem como as complicações a que o pulmão está sujeito quando há uma doença cardíaca existente.

Em alguns casos, pode identificar doenças congênitas e tumores ao cardíacos, ou pericárdicos

ELETROCARDIOGRAMA: Basicamente é a representação gráfica da atividade elétrica do coração. É indicado na avaliação do paciente portador ou com suspeita de doença cardíaca. Faz parte também de uma possível avaliação pré-cirúrgica ou pré anestésica de determinados pacientes.

O ECG (eletrocardiograma) fornece informações sobre a frequência cardíaca, ritmo e condução intracardíaca; pode sugerir o aumento de cavidades específicas, doenças miocárdicas, isquemia, doença pericárdica, entre outros. Constitui num exame de enorme valor diagnóstico.

ECOCARDIOGRAFIA: É o exame de Ultrassom do coração. Faz parte de um quebra cabeça, que é o diagnóstico preciso e completo da doença cardíaca. É responsável por avaliar e mensurar as câmaras cardíacas, estudar as interrelações anatômicas, espessura e movimento das paredes entre outros parâmetros.

O exame de ecocardiografia é melhor explorado dentro de um contexto, em que o clínico indique sua utilização como exame complementar.

PRESSÃO ARTERIAL: No contexto da cardiopatia, faz-se necessário a mensuração periódica da pressão arterial. É realizada de forma simples e rápida, sob orientação e realização e interpretação de um Médico Veterinário.

EXAMES LABORATORIAIS: O paciente cardiopata também necessita de avaliações laboratoriais periódicas, como hemograma, função renal e exames de urina.

Além desses exames principais, outros podem ser realizados em ocasiões especiais. Todos os exames e acompanhamentos do paciente cardiopata, visam melhorar a qualidade de vida e oferecer conforto.