Importância da Realização de Exames Laboratoriais

Os principais motivos empregados para que haja a realização de exames laboratoriais são:

É fundamental a realização de um exame físico completo e a obtenção prévia do histórico do animal, pois assim é possível selecionar os principais métodos diagnósticos que irão confirmar ou descartar possíveis doenças de seu animal.

Em uma rotina clínica, os principais exames envolvem análise de fluídos corpóreos de seu animal (sangue, soro, plasma, urina, fezes e fluidos em geral) sendo classificados em três categorias:

Exames Hematológicos (amostras de sangue total): Este exame consiste em um Hemograma, onde avaliamos as células sanguíneas de seu pet, ou seja, da série branca e vermelha, contagem de plaquetas, reticulócitos e índices hematológicos, para acompanhamento da evolução de uma doença. Um hemograma completo consiste no hemograma normal, juntamente com a contagem diferencial de leucócitos.

Exames Bioquímicos: (amostras de soro, plasma, urina) destacando ALT, AST, GGT, Fosfatase Alcalina, Bilirrubinas direta e indireta que avaliam função ou lesão do Fígado; Creatinina, Uréia, Relação Proteína/Creatinina Urinária, avaliando os Rins; Amilase e Lipase avaliando o Pâncreas; e demais exames bioquímicos associados a outras alterações como Glicose, Triglicerídeos, Colesterol, Proteínas Totais, Albumina, Globulinas e outros.

Microscopia Clínica: 
Citologia Clínica: onde são avaliadas as células e suas características microscopicamente.

 Análise de sedimento urinário (exame de urina): Exame microscópico da urina para detectar a presença de células e outras estruturas.

Parasitologia Clínica: Análise microscópica de fezes, urina, sangue ou outras amostras para detectar a presença de ovos, larvas ou outras formas de parasitas.